sábado, 21 de janeiro de 2012

Coruja Buraqueira



A coruja buraqueira é uma coruja pequena e conhecida nas praias. Viraram até celebridades em Capão da Canoa! Enfim, vamos descrever a coruja: essa coruja é pequena e tem as pernas sem penas, ótimas para correr na areia. Seus olhos são amarelos ou verdes e ela tem um ar sério, até intimidador. Esta coruja não é uma das melhores voadoras, porém sua falta de talento no voo é compensada por um belo talento caçando. Essa coruja inteligente, se nas savanas, usa esterco para atrair os besouros que são seu petisco favorito. A plumagem dessa coruja é marrom com pintas brancas e a cara tende a ser branca em alguns pontos, principalmente envolta dos olhos. Estas corujas habitam as praias, os desertos ou as savanas, sempre em buracos no chão. Diferente do que muita gente diz, muitas vezes as corujas não cavam seus próprios buracos; elas tomam buracos abandonados por roedores, por exemplo. Na ausência de buracos abandonados sim, as corujas cavam. As fêmeas normalmente põem de 7 a 9 ovos, que são encubados de 28 a 30 dias. Enquanto a fêmea encuba os ovos, o macho estoca alimento para a família. Depois que os filhotes nascem, o macho é que cuida mais deles, enquanto a fêmea sai para se alimentar e trazer comida. Aos 14 dias, os filhotes já arriscam sair até a entrada do buraco onde normalmente se empoleiram num monte de terra, esperando que os pais voltem com a comida. Aos 44 dias, já saem do ninho livremente e, quando atingem de 49 a 56 dias, já caçam insetos sozinhas.
Outras informações:
Nome científico: Speotyto Cunicularia
Tamanho: de 21.c cm até 27.9 cm
Peso: 170 gramas
Envergadura: de 50.8 até 61 cm


Nota de rodapé: essas fichas sobre as corujas são o Projeto Coruja, que visa espalhar o conhecimento sobre várias corujas para o mundo. Por isso, eu aqui da redação estou vasculhando o mundo em busca de novas informações para ajudar no acervo de nomes de corujas para pesquisa aqui no blog. 

Coruja das Neves


A coruja das neves é uma coruja que vive nas regiões frias do norte, e possui uma plumagem densa para se proteger do frio. Acostumada com o brilho que a neve produz, é capaz de caçar de dia também. Seu petisco favorito é um bom lemingue, e, por causa da sua escassez no inverno, a coruja migra para o sul para obtê-lo. É uma viagem longa mas que vale a pena por causa da abundância de alimento. Essa coruja não tem muito medo e as vezes captura no ar as aves atingidas por caçadores. Para espantar predadores, esta coruja bate o bico com força, revira os olhos e produz um grito agudo. A fêmea dessa coruja pode por até 12 ovos que ela choca num ninho de folhas secas construído no chão. Durante o período de encubação e quando os filhotes nascem, o macho fica encarregado de trazer a comida. A fêmea permanece, pelo menos, 2 meses cuidando de seus filhotes no ninho. A coloração dos machos é praticamente toda branca e a da fêmea é mais escura, com manchas pretas. Elas podem atingir até 70 cm de comprimento e 1,55 m de envergadura ao abrir as asas.


Outras informações:
Duas corujas das neves apareceram no filme "A Lenda dos Guardiões", um macho e uma fêmea, chamados Boron e Barran. Estes apareceram como os monarcas da Grande Árvore de Ga'Hoole. Uma outra coruja das neves apareceu em alguns filmes do Harry Potter como coruja mensageira.


Mais sobre a coruja:
Nome científico: Nyctea Scandiaca/ Bubo scandiacus
Tamanho: até 70 cm.
Envergadura: até 1,55 m.