sábado, 21 de janeiro de 2012

Coruja Buraqueira



A coruja buraqueira é uma coruja pequena e conhecida nas praias. Viraram até celebridades em Capão da Canoa! Enfim, vamos descrever a coruja: essa coruja é pequena e tem as pernas sem penas, ótimas para correr na areia. Seus olhos são amarelos ou verdes e ela tem um ar sério, até intimidador. Esta coruja não é uma das melhores voadoras, porém sua falta de talento no voo é compensada por um belo talento caçando. Essa coruja inteligente, se nas savanas, usa esterco para atrair os besouros que são seu petisco favorito. A plumagem dessa coruja é marrom com pintas brancas e a cara tende a ser branca em alguns pontos, principalmente envolta dos olhos. Estas corujas habitam as praias, os desertos ou as savanas, sempre em buracos no chão. Diferente do que muita gente diz, muitas vezes as corujas não cavam seus próprios buracos; elas tomam buracos abandonados por roedores, por exemplo. Na ausência de buracos abandonados sim, as corujas cavam. As fêmeas normalmente põem de 7 a 9 ovos, que são encubados de 28 a 30 dias. Enquanto a fêmea encuba os ovos, o macho estoca alimento para a família. Depois que os filhotes nascem, o macho é que cuida mais deles, enquanto a fêmea sai para se alimentar e trazer comida. Aos 14 dias, os filhotes já arriscam sair até a entrada do buraco onde normalmente se empoleiram num monte de terra, esperando que os pais voltem com a comida. Aos 44 dias, já saem do ninho livremente e, quando atingem de 49 a 56 dias, já caçam insetos sozinhas.
Outras informações:
Nome científico: Speotyto Cunicularia
Tamanho: de 21.c cm até 27.9 cm
Peso: 170 gramas
Envergadura: de 50.8 até 61 cm


Nota de rodapé: essas fichas sobre as corujas são o Projeto Coruja, que visa espalhar o conhecimento sobre várias corujas para o mundo. Por isso, eu aqui da redação estou vasculhando o mundo em busca de novas informações para ajudar no acervo de nomes de corujas para pesquisa aqui no blog. 

2 comentários:

  1. Algum tempo sem usar a lareira foi o bastante para passarinhos chocarem onde por dentro ficou um pequeno degrau de 90°. Como os filhotes piavam muito abri a tampa que se abre para acender a lareira. Três filhotes cairam no chão da lareira. Sem saber o que fazer com os filhotes lembrei que próximo da minha casa há 2 ou 3 buracos onde moram corujas. Na porta de um deles havia uns 3 filhotes que quando me aproximei entraram rapidamente. A mãe deles observava em cima de um alambrado. Na outra toca havia outra coruja que ficou toda insuflada, protegendo sua casa (acho que estava chocando ovos!). Quando me aproximei ela voou e coloquei os filhotes na sua entrada sobre uma folha de jornal. Tão logo me afastei ela pegou um por um com todo o cuidado, voou 1,5m de distância, até a toca da outra, coruja com filhotes e levou-os para dentro. Os passarinhos filhote estavam aparentemente famintos e piavam muito. Eu ingenuamente achei que ela os tinha acolhido para protegê-los...sniff

    ResponderExcluir
  2. Achei um filhote de coruja sem pena e não acho o ninho dele.. Oque eu faço para tratar dele?

    ResponderExcluir